TURMA DA SUCATA

Comandante da Aeronáutica reúne a ‘Turma da Sucata’ em São Paulo

O encontro promove momentos de confraternização entre veteranos e militares da ativa
Publicada em: 11/10/2024 16:32
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Johny lucas

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, realizou, nesta sexta-feira (11/10), na Base Aérea de São Paulo (BASP), mais um evento alusivo ao Mês da Asa, em celebração ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). Agora, foi a vez da “Turma da Sucata” ouvir sobre as diretrizes atuais e os principais projetos estratégicos em andamento da instituição. 

A “Turma da Sucata” é um grupo composto por militares da reserva da região de São Paulo, que fizeram de suas carreiras um marco para a FAB. Os veteranos reúnem-se periodicamente para relembrar fatos e casos vividos na instituição e também manter aceso o espírito de corpo de seus membros.

Durante a palestra, o Comandante enalteceu a dedicação e o legado deixado pelos militares que integram a “Turma da Sucata”, ressaltando o pioneirismo em uma época de grandes desafios logísticos e tecnológicos para a Força Aérea. O Comandante destacou, ainda, sobre a importância do grupo de veteranos para a Força Aérea Brasileira, ressaltando que eles representam um elo vital entre o passado e o presente da instituição. “Os veteranos são a memória viva da nossa história, aqueles que ajudaram a construir os alicerces sobre os quais operamos hoje. A experiência, o conhecimento e os valores que eles trazem são fundamentais para que possamos seguir adiante, sempre lembrando das lições do passado para aprimorarmos nosso futuro,” afirmou o Comandante.

O encontro foi uma oportunidade de reconhecer o valor histórico dos veteranos e reforçar os laços entre as gerações passadas e presentes de militares. O Comandante concluiu sua fala afirmando que o espírito de superação, que sempre caracterizou a “Turma da Sucata”, continua a inspirar as novas gerações de militares e a guiar os rumos da Força Aérea Brasileira.

O evento ainda contou com momentos de confraternização entre os veteranos e militares da ativa, destacando a continuidade da tradição de excelência da FAB ao longo dos anos.

O Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matsumelo, que passou para a reserva em 2020, falou sobre a importância do encontro. “É uma oportunidade para vermos o quanto a nossa Força Aérea está evoluindo, o que cada um de nós fez em seu tempo, e o quanto estamos avançando para construir uma Força Aérea ainda melhor, mais atualizada, mais tecnológica. O mais importante, porém, é que estamos crescendo tecnologicamente sem nunca esquecer o lado humano da Força Aérea. Esse talvez seja o maior mérito do atual Comandante, que em todos os momentos destaca a importância dos nossos recursos humanos”, ressaltou o Oficial-General.

Estiveram presentes no encontro o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; entre outros Oficiais-Generais da Aeronáutica, integrantes da "Turma da Sucata", comandantes, chefes, diretores e prefeito de organizações militares da Aeronáutica.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

imagens/original/48009/i24101111572301015.jpeg
imagens/original/48009/i24101111572508688.jpeg
imagens/original/48009/i24101111572707465.jpeg
imagens/original/48009/i24101111572805463.jpeg